quinta-feira, 12 de maio de 2016

A recompensa da honra na família


Boa tarde povo! 


Hoje eu quero falar sobre algo que devemos e muito as nossas mães, a honra. Antes mesmo de começar a escrever essa mensagem, Deus já estava trabalhando em minha vida sobre isso. Sei que ainda preciso de muitos ajustes para viver isso de forma completa.

Afinal, o que a Bíblia diz sobre honrar a elas?

Em diversas passagens bíblicas vemos que devemos honrá-las, pois isso é um mandamento de Deus. Uma das passagens que fala sobre esse assunto é Mateus 15:4, que diz:

“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.”

Além de sabermos que honrar a elas é um mandamento, também vemos na Bíblia que as nossas mães, assim como toda autoridade que está sobre nós, é dada por Deus, e a Palavra de Deus nos diz, em João 13:20, que quem honra aquele que o Senhor envia está honrando a Ele. Em outras palavras, quando honramos as nossas mães estamos honrando ao nosso Deus, quando a desonramos, estamos da mesma forma O desonrando.

Como honramos nossas mães?

Segundo uma definição que encontrei, honrar significa “Respeito, dar, querer o melhor para tal pessoa”, ou seja, honramo-las quando através de atitudes, pensamentos ou palavras desejamos o melhor para ela. Podemos entender com isso que a honra está relacionada diretamente ao coração, e não a atitude em si.

Ops, quer dizer então que nem toda vez que obedecemos ou demonstramos respeito as nossas mães estamos honrando-as?  

É isso mesmo, para podermos entender melhor vou ilustrar essa idéia com duas situações. A primeira foi há um tempo, em minha casa, quando colhemos alguns pêssegos que estavam por fora bonitos, mas por dentro estragados. E como foi triste abrir aqueles frutos e não poder comê-los. Essas frutas lá de casa são semelhantes à falsa honra, a qual acorre quando, por exemplo, obedecemos a nossa mãe em algo que ela nos pede, o que é aparentemente bonito, porém, ao olharmos para dentro dos nossos corações, vemos algo estragado, ou seja, não estamos cumprindo nosso dever de coração, mas por mera obrigação ou por outro motivo qualquer. Isso faz com que a fruta ou a atitude demonstrada perca o seu valor completamente. Ou alguém aí quer comer um daqueles pêssegos?

A segunda situação é quando nós comemos uma fruta que por fora podia não estar tão perfeita, no entanto por dentro estava madura e saborosa. Como é bom comer uma fruta assim, não é mesmo? A verdadeira honra é da mesma forma, podemos por vezes, tanto em pequenos detalhes ou grandes situações, ter como motivação a honra, desejando de coração o melhor para ela. Devemos ter essa postura sempre, a não ser que ela nos peça algo contra a Palavra de Deus, pois a Bíblia que é a Palavra de Deus é autoridade suprema. 

O que ganhamos quando honramos nossas mães?

Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa, o vemos com o seu cumprimento no livro Deuteronômio capítulo 5 versículo 16, que diz:

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.”

Conforme esse versículo, vemos que a consequência da verdadeira honra é que os nossos dias serão prolongados, ou seja, viveremos mais, e que ao alcançarmos as promessas que Deus deu, sejamos abençoados em todas as áreas da nossa vida. Já pensou, em todas as áreas da vida ser abençoado por Ele? Qual de nós não quer isso? Que rica promessa o Senhor nos deu hein.

A pergunta que fica é: por que nem sempre honramos as nossas mães?

Uma das coisas que nos leva a desonrar ou a demonstrar a falsa honra a elas é o orgulho, que faz com que não reconheçamos as coisas boas que fazem a nós, nos impedindo também de perdoá-las por suas falhas e de reconhecer as nossas, e por fim bloqueia a nossa mente e o nosso coração para que não consigamos honrá-las verdadeiramente. Com isso, muitas vezes acabamos demonstrando a elas uma honra aparente ou até mesmo a desonra declarada.

Precisamos entender a aplicação da honra em nossas vidas é um processo de crescimento diário, ou seja, não a aplicamos totalmente de uma hora pra outra. Porém, não podemos usar isso como desculpa para não honrar. Essa caminhada tem como base a total dependência de Deus, principalmente pelo fato de ser relacionado a uma mudança interior, e não meramente a uma mudança de atitude.

Coloque nesse momento seu coração diante de Deus, pedindo que te mostre em quais momentos e de que forma você tem deixando de honrar tua mãe, e peça perdão pelos momentos de desonra. Agora é com você e Ele, deixe o Senhor guiar os teus passos a partir de hoje, e assim o nosso Pai Amado te levará a honrá-la de coração.

Um abraço,
 Gabriel K.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário