quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Na direção certa


Muitas vezes com o passar do tempo nos esquecemos de alguns pontos importantes da caminhada cristã, os quais podem fazer a diferença para podermos desfrutar melhor do que Deus tem para nós. Uma história da bíblia que é bastante conhecida, a do milagre da multiplicação do azeite, realizada através do profeta Eliseu, a qual esta escrita em 2 Reis 4:1-7:



“1 - E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2- E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 - Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4 - Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5 - Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6 - E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7 - Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Muitas pessoas dizem que alguns versículos são bonitos, no entanto, a palavra de Deus não foi feita simplesmente para ser bonita, mas para fazer diferença em nossas vidas. Por isso, vamos tirar algumas lições dessa passagem bíblica:

1-     Precisamos mostrar pra Deus as nossas dificuldades:
No primeiro versículo, a mulher mostrou ao profeta a situação que ela estava vivendo, não escondendo nada. Nós também devemos confiar em Deus, falando para Ele quais são as nossas fraquezas, medos e dificuldades. O Senhor não deseja ouvir de nós palavras bonitas, mas palavras que saiam de um coração sincero e confiante. Para alcançarmos o favor de Cristo precisamos crer apesar das circunstancias.

Salmos 37:5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
1 Pedro 5:7:Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”

2-     Deus deseja saber o que nós queremos que Ele faça em nossas vidas:
No segundo versículo o profeta pergunta a mulher o que ela quer que ele faça. Assim também o nosso Deus sabe o que precisa fazer, mas Ele deseja ouvir de cada um de nós o que queremos que Ele faça, porque Ele é um Deus de relacionamento

Lucas 18:41: “Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.”
Lucas 11:9: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;”

3-     Precisamos de nossos irmãos em Cristo:
No terceiro versículo o profeta pede à mulher que emprestasse, de suas vizinhas, vasilhas. Podemos aprender com isso que devemos nos unir como corpo de Cristo, ajudando uns aos outros, não somente em oração, mas ajudando a cada um em suas necessidades.

Filipenses 2:3-4: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
1 João 3:18:Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.”

4-     Precisamos de pessoas que nos ajudem na caminhada com Cristo:
No quinto versículo a viúva começa a encher as vasilhas com a ajuda de seus filhos, os quais estavam convivendo com ela todos os dias. Assim como a mulher, nós também precisamos do apoio de alguém que seja madura espiritualmente, a qual deve nos ajudar em cada momento de nossas vidas, nos ouvindo, aconselhando e orando por nós.

Tiago 5:16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

5-     Quanto mais buscarmos, mais o Senhor nos abençoará:
No sexto versículo quando todas as vasilhas que aquela família juntou ficaram cheias o azeite parou de ser derramado. Podemos aprender com isso que Deus nos abençoará mais quando mais nós estivermos buscando a Ele.

Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Lucas 4:4:E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”

Se colocarmos em pratica esses ensinamentos estaremos unidos fazendo a diferença na vida das pessoas, e assim mostraremos ao mundo que realmente vivemos para Deus.

Um grande abraço, de seu irmão em Cristo
Gabriel Kaspchak
@irmaozinho_

Nenhum comentário:

Postar um comentário