sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vamos fazer a diferença? Contra a presunção


E ai povo, firme em Jesus?

“Se você quer conhecer um homem, dê uma boa olhada em como ele trata seus inferiores, não seus iguais.” (J. K. Rowling)

Qual de nós não quer ser bem sucedido na vida, sem nunca perder ou desistir? Mas para isso, precisamos deixar algumas coisas que podem estar nos atrapalhando. Uma dessas coisas é a presunção.

Presunção: Opinião geralmente infundada ou exagerada de si mesmo; de suas próprias qualidades; pretensão; vaidade; altivez.

2 Timóteo 3:1-3: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes à pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,”



Muitos de nós, ao conseguirmos fazer alguma coisa que outras pessoas não conseguem, começamos a nos sentir superiores aos outros, e com isso começamos a diminuir as outras pessoas. Desde situações em que ficamos mostrando o nosso feito para os outros, até situações as quais rebaixamos os outros por não conseguirem fazer.

O orgulho pode ser visto desde quando somos crianças, por exemplo, falávamos aos colegas de sala: “eu sei fazer isso, você não.”. Na adolescência/juventude quando, por exemplo, mostramos as nossas habilidades para os outros de forma exagerada. Até na fase adulta quando, por exemplo, numa promoção de cargo dentro de uma empresa queremos rebaixar os que não foram promovidos. Como já sabemos, tal sentimento é condenado pela bíblia, vamos ver alguns textos bíblicos que falam sobre isso:

Isaías 2:11:  “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o Senhor será exaltado naquele dia.”
Provérbios 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”
1 Samuel 2:3: “Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.”

Podemos ver claramente através destes textos que nunca podemos ser presunçosos, pois isso só trará consequências ruins para nós. Precisamos fazer a diferença buscando sempre fazer com que, através de nossas conquistas e habilidades, Deus, e não nós, seja louvado e conhecido por muitos. E assim mostraremos a todas as pessoas que estamos vivendo pra Deus.
Perguntas para refletir:
·       
    Qual é a sua atitude quando você se destaca das outras pessoas em alguma coisa?
·        Você tem agradecido a Deus por suas conquistas?
·        Em que área da sua vida você precisa mudar?

Deus quer te ajudar a fazer as mudanças necessárias, basta você pedir ajuda a Ele e fazer a sua parte.

Um abraço a todos, que o amor de Deus esteja vocês.
Gabriel Kaspchak
@irmaozinho_

Nenhum comentário:

Postar um comentário