segunda-feira, 9 de abril de 2012

- QUE FIM QUERO TER ? -


Vamos trabalhar um episódio da vida de dois homens, dois apóstolos, escolhidos pelo próprio Jesus, para estarem ali, lado a lado dele, dia após dia, em todos os momentos. E João, vai nos ajudar a contar essa história! No Capítulo 13 de seu evangelho, João narra que Jesus se apresenta aos seus discípulos, e diz que chegou sua hora, já deu seu tempo, esta no momento de passar desse mundo para o mundo do Pai, enfim.. JESUS SE DESPEDE! Ainda sem entender o que significava aquilo, os discípulos meio desconcertados com a notícia, sem compreender o que realmente Jesus queria dizer, Ele resolve, durante a ceia, “abrir o jogo”, e no Versículo 21 Ele diz: “UM DE VÓS VAI ME TRAIR!”

Acompanhando um pouco mais a frente o texto do Evangelho, você vai perceber, que João entristecido, encosta a cabeça sobre o peito de Jesus, e pergunta: “SENHOR, QUEM É?” , e Jesus responde que é aquele a quem Ele entregaria o pão!
Jesus, o entregou a Judas, filho de Simão Iscariotes! – JUDAS ENTÃO, TRAIRIA JESUS!
Mas como toda traição, ela foi feita no silêncio, e os outros discípulos não sabiam que Judas iria o trair, não faziam nem idéia, e quando Jesus entrega o Pão a ele, que automaticamente se levanta e vai embora, envergonhado, eles ficam mais perplexos e confusos ainda, e continuam sem entender!
E durante a ceia, que vai até o final do capítulo 16, acontece esse diálogo, entre Pedro e Jesus:
- Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, não podes seguir-me agora; mais tarde me seguirás.” Pedro disse: “Senhor, porque não posso seguir-te agora? Eu darei minha vida por Ti!” Jesus respondeu: “Darás tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo, antes que me tenhas negado três vezes. –
(JOÃO 13: 36-38)
Ao acabar a ceia, Jesus vai para o monte, orar, o monte chamado “Getsêmani”, ou “Monte das Oliveiras”. Levou consigo Pedro, Tiago e João e pediu que intercedesse por Ele, que iria se afastar e orar mais adiante! Jesus, logo se aproxima, e os encontrando dormindo, acorda-os e diz: “Vamos, chegou minha hora.” E ao levantarem-se Judas aparece, com os soldados romanos e servos dos sumo sacerdotes e dos fariseus e apreendem Jesus!
Levaram então Jesus a Caifás, que era o chefe dos Judeus da época, e dois de seus discípulos o acompanharam, e um deles, conhecido de Caifás, entrou e acompanhou tudo la de dentro, enquanto Pedro, ficara ali fora, do lado da porta!
Os que passavam por ali, olhavam, gritavam, insultavam Jesus la dentro, alguns até (acredito eu) brigavam entre si, talvez tenha aparecido aqueles que defendiam Jesus, o evangelho, não conta, mas enfim, Pedro em silêncio, acompanhava tudo!
Uma mulher, empregada de Caifás, aparece e interroga Pedro, perguntando: “Não és tu também um dos discípulos deste homem?” (ver 17, cap 18). E Pedro, por medo de ser preso, talvez de morrer, nega! ”NÃO SOU!” Essa cena se repete, também no vers. 25 e no 27, ou seja, Pedro nega ser discípulo de Cristo, por medo, três vezes, e o galo canta! E com uma tristeza profunda no coração, e cheio de arrependimento ele se lembra do que disse Jesus na ceia: “Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo, antes que me tenhas negado três vezes.”

Pedro e Judas, dois discípulos, apóstolos, escolhido, ensinados, doutrinados e amados por Jesus, TRAEM o próprio Jesus!

Judas traiu Jesus, entregando-o aos Judeus, por 30 moedas de prata! Por ganância, soberba, “fome de riqueza”, vaidade, e quando Jesus o revelou isso, durante a ceia, João diz que ele pegou a bolsa e saiu, envergonhado e arrependido! (vers 29 e 30, cap 13) Mas ninguém sabia porém, o que havia naquela bolsa, e havia ali, as 30 moedas de prata, que foram o preço que Judas recebeu por entregar Jesus! Ele tinha ido as devolver, tentando desfazer o negócio que fizera com os sumos sacerdotes Judeus, mas eles não aceitaram, e mesmo que Judas não qusesse mais leva-los onde Jesus estaria, na noite em que foi preso no monte, não lhe restava outra alternativa, ele foi obrigado a ir! E chegando la em cima, ao dar um beijo em Jesus, desce o monte, com o coração tomado de arrependimento e remorso!

Porém, Pedro, traiu por covardia, por medo de ser preso, como Jesus foi! “Não! Eu não sou discípulo desse homem, eu não o conheço!” Dizia ele a quem perguntasse, e mesmo sendo, com um temperamento mais agressivo, mais “mandão”, mais robusto, rigoroso, naquela hora, aquele que disse que daria a vida por Jesus, o traiu por medo! Mas em seu terceiro “NÃO”, a porta do Cinédrio (lugar onde estava Jesus com Caifás) se abre, Jesus desce as escadas da porta, amarrado pelos soldados, olha em seus olhos, e o galo canta, logo após Pedro nega-lo três vezes!
Com o coração coberto por arrependimento, Pedro se afasta daquele lugar, e procura um lugar pra chorar! E Jesus é levado para ser condenado!

Porém, Jesus, nunca tomou uma decisão, sem antes ter orado! Nunca fez nada, sem antes ter a certeza de aquilo era vontade do Pai, e não escolheu nenhum dos discípulos, sem ter a certeza de que o Pai os escolheu primeiro! E escolhendo Judas, ela já sabia, que escolhia um ganancioso, que só pensava em si, em seus prazeres, que só queria ser rico e cada vez mais rico, sabia que escolhera para ser discípulo, um ladrão! E ao escolher Pedro, Jesus sabia que por trás daquela valentia toda, existia um traidor!


VOCÊ FOI ESCOLHIDO POR DEUS, E POR JESUS, PARA SER DISCÍPULO E APÓSTOLO AMADO! CREIA NISSO!


Mas ai, eu lhe pergunto: Quantas vezes, por ganância você traiu a Jesus? Quantas vezes traiu Jesus, por um prazer terreno, por algo momentâneo? Trair a Jesus, é você ir lá na cruz, onde estão todos os seu pecados, e busca-los de volta! Trair Jesus, é condenar, e julgar o irmão, por ele ser Cristão, é querer mais doque precisa, e talvez aquilo que não é seu, trair Jesus, é ir a Igreja e louvar, adorar, cantar, dançar, pregar, mas do lado de fora, viver uma vida que não tem nada a ver, com aquilo que você vive la dentro! Trair a Jesus, é esconder a bíblia diante dos amigos na escola, no trabalho, em casa, na faculdade, em qualquer lugar, por medo ou por vergonha, ou até mesmo, amedrontar e envergonhar, aqueles que não o traem. Trair Jesus, é esquecer de tudo o que o Corpo dele sofreu naquela cruz, para que o seu não seje marcado com o sinal do inferno, e mesmo assim, se deixar tocar pela mão do diabo!
Porém, o traidor tem o fim que escolhe! Judas, traiu, se arrependeu, caiu no remorso, e sumiu! Porém, mais tarde suicidou-se! É uma pena, mas ele não encontrou a salvação.
Pedro, ao trair Jesus, fez a mesma coisa, se arrependeu, caiu no remorso, porém, mais tarde, aceitou o Perdão de Jesus, que o constituiu, Chefe da Igreja! Um dos maiores Pregadores do Evangelho que o Novo Testamento conhece!

DEUS TE DA UMA NOVA CHANCE AGORA!

Eu não sei até onde você pode dizer: “Trai Jesus!!” Mas o próprio Jesus, e você sabem! Escolha aceitar o perdão, porque é pra você, e Jesus foi morto na cruz, por sua causa, pra que você não precisasse ser!
O Importante agora, não é se perguntar se você está sendo como Pedro o como Judas, porque não existe “traiçãozinha” e traição, seja ela, pequena ou grande, TRAIÇÃO É TRAIÇÃO, e leva ao inferno do mesmo jeito! O importante agora, é parar e pensar:

QUE FIM QUERO TER? O DE JUDAS OU DE PEDRO?

PENSE!

MAS NÃO SE ESQUEÇA..


Guilherme Prudente / @guilhermeredej

Nenhum comentário:

Postar um comentário