quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Impacto da chegadas de Bíblias em Bolívia

 Muito se tem falado sobre ganhar almas, mas pouco se tem falado sobre a realidade, as necessidades, barreiras, lutas e demais questões que os missionários que atuam no campo enfrentam. Para esse post eu separei um texto do missionário e pastor brasileiro Peniel Dourado, que junto com sua família trabalha com a distribuição de materiais evangelistícos na Bolívia (onde eles distribuem o material), e também repassam esses materiais a igrejas, missionários/grupos missionários nesse mesmo país e em outros países.

As primeiras bíblias na fronteira do Brasil com Bolívia
As primeiras bíblias na fronteira do Brasil com Bolívia

PROGRAMA DE APOIO EVANGELÍSTICO
Santa Cruz de la Sierra – Bolívia
BÍBLIAS PARA BOLÍVIA

O nosso trabalho de apoio ao serviço evangelístico cada vez mais está sendo conhecido pelos evangelistas dentro de Bolívia. Nosso alvo não é fazer o projeto conhecido, mas apoiar os evangelistas e grupos de evangelismo com os materiais que disponibilizamos para que o serviço evangelístico tenha maior desempenho.
Nós temos trabalhado com folhetos, livretos, estudo de Mateus, Apocalipse, São João e outros. Graças a Deus temos conseguido em abundância folhetos para distribuição massiva e todo material temos colocado nas mãos dos evangelistas e grupos evangelismo das igrejas que o Senhor tem levantado tudo de forma gratuita. Não
repassamos nenhum custo e também não é permitido o repasse de custo por parte dos que recebem.
Graças a Deus que uma igreja de São Paulo juntou-se a nós nesta causa doando Bíblias. A igreja Assembléia de Deus – Ministério Ribeirão Pires já tem enviado 300 exemplares. Mas ao chegar a notícia de bíblias aqui em Bolívia começamos a receber mais ligações e mensagens solicitando as bíblias. Sinceramente eu não sei como o povo passa a saber tão rápido, tendo em vista que não temos falado muito, pois temos que levar a lugares específico. Eu tenho dito aos irmãos que temos apenas 300 exemplares e que devemos levar aos lugares já escolhido, mas os irmãos continuam rogando por ajuda.
Para mim foi uma benção olhar a alegria estampada no rosto de um irmão que faz o trabalho evangelístico nas feiras. Ele muito me insistia para conseguir bíblias e quando veio a minha casa eu tirei 10 exemplares e mostrei para ele. Ele arregalou os olhos de alegria e já começou a fazer mil e um planos. Ele me dizia: “Pastor Peniel, eu vou levar para tal lugar, tal lugar e tal lugar”. Este homem faz um ótimo trabalho nas feiras e também tem visto a necessidade das igrejas na região dos Andes.
Pastor Peniel e Mina na região de Chochis - Bolívia
Pastor Peniel e Mina na região de Chochis – Bolívia
Mas, daqui da região oriental, um irmão que é dirigente de uma congregação na região da Chiquitania de Bolívia, começou a falar da necessidade de sua congregação. Me dizia que ele atende a pequena igreja, mas não existe nenhum apoio. Ele não tem recurso e o povo é muito pobre e na igreja existem várias famílias que estão frequentando e não têm bíblias. Eu escutava com o coração partido, pois quantos de nós temos duas ou três bíblias de estudo; muitas vezes bíblias muito caras e em outros lugares uma família inteira não tem nenhuma. Pelo menos uma vez por semana chega uma mensagem em meu celular dizendo: “Pastor Peniel, por favor, ao menos 5 bíblias para nossa igrejinha”.
Conversando com alguns irmãos sobre o assunto alguém me disse: “Mas este povo pode comprar sua própria bíblia”. Então lembrei de quando eu e minha esposa Mina viajávamos de carro da fronteira do Brasil com Bolívia até a Santa Cruz de la Sierra e o motor do nosso carro fundiu. Hoje a estrada está asfaltada, mas na época tínhamos que viajar 580 Km em estrada de terra; muita areia e pedra. Acho que bati o motor em alguma pedra e ali ficamos. Nossa carro parou na região montanhosa de Chochis mais ou menos às 18:00 horas ao anoitecer. Eu vi que o motor travou e Mina me fazia aquela pergunta: “Amor, e agora?” Eu só pude fazer uma oração com Mina naquela momento e buscar ficar calmo pra ver o que deveríamos fazer. Na época Mina estava grávida de dois meses da Deborah e nós ainda não sabíamos.
Bem, era domingo e não passava ninguém pela estrada. Fiquei mais assustado quando lembrei que estávamos viajando a horas sem ver um carro passando por nós e nem mesmo uma casa. Eu já estava pensando o que fazer para passar a noite ali. Tínhamos água, alguns pães e quem sabe fazer uma fogueira para passar a noite. Mas a temperatura estava baixando rápido, pois era época de frio e não era nada animador dormir dentro de um carro naquela região fria. Até que avistamos o farol de um carro e nos ofereceu carona à cidade próxima.
Buscamos uma igreja e fomos encaminhados à casa de um servo de Deus, brasileiro, casado com uma boliviana. Eles nos receberam muito bem em sua casa, mas víamos a necessidade, pois o irmão tinha três filhas e a casa só tinha um dormitório. Observamos a escarces de alimento e com certeza estivemos ajudando, pois eles não tinham suficientes nem para eles mesmo. Visitamos a casa de vários outros irmãos e Deus nos permitiu conhecer de perto a realidade econômica do povo. Bem, eu sei que alguns podem comprar uma bíblia, mas também sei que há muita gente que não pode comprar uma bíblia. Bolívia tem um índice alto de mais de 60% da população na miséria e só quem sabe o que é isso é quem caminha entre o povo.
Alguns dias atrás, outro pastor veio a nossa Base de Apoio e eu podia ver o ânimo no coração dele. Ele me disse que trabalha na periferia da cidade com famílias carentes e Deus direcionou a dar estudo bíblico aos jovens. Além do estudo a este pastor que é da igreja batista também dar alguma comida, pois muitos vem à igreja sem comer. O pastor conseguiu algumas bíblias e os jovens devem ler e pesquisar na igreja, pois não há bíblias para todos. Novamente eu disse que eu só tinha 300 bíblias e deveria levar para a região ocidental de Bolívia. Mas pedi que ele orasse, pois Deus poderia abrir portas para conseguir mais bíblias.
O pastor saiu de minha casa e não se dava por vencido. Continuava dizendo para eu conseguir ao menos 20 bíblias para os jovens. Amados, eu estava realmente com o coração apertado. Final de 2010 e quase todo o ano de 2011 eu trabalhei bastante com alguns irmãos na periferia de Santa Cruz de la Sierra e sempre olhava aqueles jovens e pensava neles dentro de uma igreja aprendendo a Palavra. Agora em minha casa vem um pastor dizer que tem vários jovens em sua igreja da região periférica e que não há bíblias.
Pastor Peniel nos Andes de Bolívia
Pastor Peniel nos Andes de Bolívia
Ao mesmo tempo penso na região ocidental – Região dos Andes de Bolívia. Aqui na região oriental, região baixa de Bolívia, existe muita necessidade mesmo com a presença de muitos missionários e igrejas fortes, mas e na região ocidental? Lá não há missionários e nem grandes igrejas. Se aqui a necessidade é grande lá eu posso dizer que a necessidade é muito grande! Visitando alguns povoados na região do Andes eu pude lembrar do nordeste do Brasil. Tive o privilégio de evangelizar com um grupo de sete jovens que levavam mochilas cheias de Novos Testamentos enviados pela Missão Filadélfia ( até hoje nos apoia enviando materiais evangelístico ) e nós íamos de bicicleta às famílias que moravam no sertão. Na região do Andes a situação é similar. A pobreza é muito grande. Em muitos lugares a falta de água é um enorme problema, não há alimentos e a diferença do nordeste brasileiro é que nos Andes o frio é intenso. Muitas crianças tem até queimadura no rosto por causa do sol forte e vento gelado. Muitas vezes o almoço é servido uma sopa de milho, uma batata inteira com casta e um ovo também com casca.
Como alguém pode dizer para mim que “essa gente” pode comprar uma bíblias? Só quem sabe a realidade é quem anda e convive entre o povo.
Um pastor de um povoado dos departamento ( Estado) de Oruro, que está na região do Andes de Bolívia, me ligou e disse: “Pastor Peniel, por que você demora tanto para nos atender? Estamos esperando os materiais para alcançamos nossa gente com a Palavra de Deus. E, por favor, traz algumas bíblias para nossa pequena igreja”. Este homem recebeu uma caixa de Evangelho de São João e levou casa por casa no seu povoado. Ele nos pediu mais para alcançar outros povoados entre as montanhas dos Andes. Existem lugares que não há acesso a carro. Para chegar o povo deve andar várias horas e até dias no sobe e desce das montanhas andinas.
Eu pedi desculpas pela demora e roguei suas orações para que portas sejam abertas e logo eu pudesse chegar na região. A realidade é que não tivemos condições financeiras. O trabalho é mantido por doações voluntárias e não temos uma renda fixa. Então, se temos recurso, avançamos, mas se não temos não podemos avançar.
Quero terminar esta carta pedindo a você, colaborador e intercessor, que apresente ao Senhor Jesus alguns pontos de suma importância para o trabalho: Primeiro, ore a Deus para que possamos conseguir mais bíblias. As 300 enviadas foram doadas por uma igreja de São Paulo, a igreja Assembléia de Deus – Ministério Ribeirão Pires e sabemos que eles estão fazendo segundo as condições. Mas Deus pode levantar outras igrejas que façam o mesmo /ou dar mais condições a igreja que já nos envia.
Segundo, ore para Deus levantar colaboradores voluntários, pois muitos só querem “investir” neste trabalho à base de troca. Aqui nós estamos voluntariamente, fazendo um trabalho interdenominacional, mantidos por irmãos de várias igrejas diferentes e sempre visando o crescimento do Reino de Deus. Sob este mesmo pensamento é necessário colaboradores. Homens e mulheres que possam enviar suas ofertas visando o Reino de Deus.
Terceiro, ore ao Senhor Jesus para que o trabalho tenha um veículo. Precisamos de um veículo apropriado para atender o trabalho. Seja a região norte de Bolívia, assim como a região do Andes são lugares de difícil acesso. Então, por favor, não esqueça de apresentar ao Senhor Jesus estas petições.
Que o Senhor Jesus vos abençoe e continue orando por nós
Peniel Nogueira Dourado
Obs,: Você pode nos ajudar reenviando este e-mail àqueles que amam o trabalho missionário. Também você poderá acessar nosso blog ( clique aqui ) e compartilhar o post em seu Facebook. Contamos com suas orações e ajuda.
NOSSOS CONTATOS:
http://pastorpeniel.wordpress.com/
E-mail para contato: PASTORPENIEL@HOTMAIL.COM
Envie-nos sua mensagem por nosso blog - CLIQUE AQUI
Nossa página no Facebook - CLIQUE AQUI
AJUDE-NOS A LEVAR ADIANTE A PALAVRA
Banco do Brasil
Agencia 0078-7
Conta Corrente 26863-1
Bradesco
Agencia 173-2
Conta Corrente 40278-8
Outras formas de ajudar  –  CLIQUE AQUI

#Ore                  #Apoie             #Envie              #IDE
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Atos 2:45

"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração," (Atos 2:46)


E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Atos 2:45
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Atos 2:45

E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Atos 2:45
Grande abraço,
Gabriel K.
@NaPazDoNossoPai

Nenhum comentário:

Postar um comentário