quarta-feira, 21 de maio de 2014

Romper para unir

E ai galera, na paz?

Vivemos em um tempo marcado pelo individualismo e pela frieza nos relacionamentos, onde o verdadeiro sentido de comunhão tem sido trocado por uma ideia de que rápidas conversas, estar de mãos dadas em alguns momentos do culto, ter pessoas como adicionadas no Face e entre outras coisas, são sinônimos de uma comunhão verdadeira. No entanto, comunhão vai muito além dessas coisas. Afinal, o que realmente significa comunhão? Para entendemos melhor vamos ver uma definição que encontrei:

Comunhão: Relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns.


Esse sentido de comunhão é o que a igreja primitiva vivia, onde eles tinham uma unidade que ia além das quatro paredes da igreja. Sempre estavam ajudando uns aos outros nas suas necessidades e se reunindo nas casas. Tinham todos o mesmo propósito que é viver e compartilhar a Palavra de Deus para os outros. Bem diferente do que vemos hoje, não é mesmo?

Afinal, da onde surge essa verdadeira comunhão? Paulo na carta de Filemon capitulo 1 versiculo 6 responde essa pergunta, quando diz:

“Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.”

Ele está diz que a comunhão procede da fé que temos em Cristo, a qual recebemos Dele, e, por isso, devemos busca-la com todas as nossas forças. Porém, existe algo que devemos fazer para que Deus abençoe a nossa comunhão, vemos isso em 1 João 1:7, que diz:

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

Esse texto diz que a obediência a Deus é a chave para que tenhamos comunhão, logo se não andarmos na luz, nunca teremos uma comunhão verdadeira. Isso envolve uma transformação de vida continua. O texto também diz que a comunhão é uma condição para que sejamos perdoados por Deus.

Agora entendemos o que é comunhão, de onde vem, como ela é abençoada, mas por onde devemos começar para alcança-la? Vamos ver alguns pontos importantes descritos em por Paulo aos Filipenses:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)

Esse versículo diz que não devemos agir de nenhuma maneira motivados por brigas ou por algum sentimento de superioridade, mas que devemos agir reconhecendo sempre as nossas falhas e limitações perante as outras pessoas. Será que não temos deixado brigas (muitas vezes por motivadas por coisas antigas),onde o orgulho nos impede de perdoar e pedir perdão, atrapalhar a nossa comunhão?
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:4)

Paulo nos diz que devemos deixar de lado a indiferença, e nos preocuparmos com as necessidades das pessoas a nossa volta, servir a elas da melhor forma. Quantas vezes vemos a necessidade das pessoas e simplesmente não ajudamos? Será que não estamos nos achando superiores a outras pessoas, a ponto de não nos preocuparmos com suas necessidades?

Precisamos nos lembrar do nosso maior exemplo:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

Agora já vimos alguns pontos chave para alcançarmos a comunhão verdadeira, mas afinal, o que ganhamos com ela? O que muda em nossas vidas e na igreja?

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.(Salmos 133:1-3)

A união entre os irmãos é uma unção derramada primeiramente sobre a liderança da igreja e então alcança cada um dos seus membros, trazendo a vida de Deus sobre todos, vivificando com o Espírito Santo os corações. É através da comunhão que o Senhor se manifesta, e através dela muitas vidas se entregam a Ele.

O que você tem feito para viver essa verdadeira comunhão?
Quais as mudanças que você deve tomar para experimenta-la?

Ore a Deus nesse momento e faça essas perguntas a Ele, peça que Ele te mostre no que você deve mudar parra que haja essa comunhão. Peça para que o Senhor te ajude a viver essa união que Ele quer que você viva. E se você deseja receber de Deus as bênçãos Dele através da comunhão, e ainda não o aceitou, faça uma oração entregando sua vida a Ele e pedindo que Ele esteja com você em sua nova caminhada. O Senhor te abençoará e te sustentará.

“O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.” (1 João 1:3)

Você está preparado para receber os frutos que virão através dessas mudanças?

Versículos complementares:
2 Timóteo 2:22
Atos 2:42-47
Mateus 11:29
Provérbios 16:19

Grande abraço de seu irmão em Cristo,
Gabriel K.
@irmaozinho_

Nenhum comentário:

Postar um comentário