terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ATENÇÃO: conversão obrigatória de sentido

Boa tarde galera, firmes na Rocha?

Vivemos em uma sociedade onde atitudes (pecados), que antes eram tidos como imorais, estão se tornando comuns até mesmo dentro da própria igreja. Chegamos ao ponto onde a decisão de deixar de fazer alguns pecados é ridicularizada (como é o caso do "ficar" - falaremos sobre isso em outro momento). E, por isso, Deus tem buscado os verdadeiros servos e adoradores Dele (João 4:23), os quais não negociam com o pecado, mas buscam obedecer sempre a vontade de Deus. Pessoas que busquem se converter dos seus maus caminhos (2 Crônicas 7:14).



Para seguirmos isso, a nossa vida deve ser marcada continuamente por duas coisas: pela não conformação com o mundo, ou seja, pela não aceitação dos padrões de vida que ele apresenta como "normal"; e pela conversão das nossas atitudes, ou seja, no abandono do pecado, em busca da santidade.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

Devemos estar sempre buscando a Deus,  através da leitura de Sua palavra e pela oração. E então, o nosso Criador nos alertará sempre que estivermos em pecado, como muitas vezes "ouvimos uma voz" que achamos vir da nossa própria consciência, mas na verdade é o Espírito Santo de Deus.

"Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira." (Jeremias 3:12)

Dois passos são fundamentais para abandonar de vez o pecado, os quais devem ser feitos continuamente:

1) Reconhecer os nossos pecados: esse processo passa por duas fases: identificar e confessar.

"Somente reconhece a tua iniquidade, que contra o Senhor, teu Deus, transgrediste, e estendeste os teus caminhos, debaixo de toda árvore verde e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor." (Jeremias 3:13)

- Identificar:  essa fase é feita de forma semelhante como identificamos uma pessoa: atribuímos características que a diferenciam das outras e a nomeamos , para com isso descobrir exatamente com o que devemos lutar.  Com o pecado é assim, observamos as características dele como:  no que (em qual área da vida: familiar, social, sexual, sentimental,...), onde, de que forma, em que momentos, com quem  (ou apenas sozinho) pecamos; e após isso atribuímos um nome (ex: mentira).

"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13:5)

- Confessar:  usando o exemplo da identificação de uma pessoa, confessar é quando, após a caracterização e nomeação da mesma, dizemos quem é ela. No sentido do pecado, é declarar perante Deus que pecamos, e pedir perdão a Ele. Em casos onde o pecado envolve outras pessoas, é necessário pedir perdão aos outros envolvidos, independente da reação deles sobre o pedido de perdão.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

2) Converter as atitudes:  converter significa mudar a direção de algo, por exemplo, quando um motorista, ao dirigir, muda a direção do carro para entrar em outra rua. Quando falamos sobre o pecado, converter é  assumir a responsabilidade de mudar a direção no que se refere as questões que nos fazem pecar, da FASE DE IDENTIFICAÇÃO, onde muitas vezes devemos deixar de frequentar determinados lugares nos quais pecamos, deixar de ter atitudes que nos levam ao pecado, utilizar nosso tempo de forma diferente , deixar certas amizades, e até mesmo, abrir mão do namoro. A questão é fugir com todas as forças do pecado.

"Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor, porque eu vos desposarei e vos tomarei, a um de uma cidade e a dois de uma geração, e vos levarei a Sião." (Jeremias 3:14)

Para que isso seja feito devemos estar continuamente reconhecendo que necessitamos de um relacionamento intimo com o Espírito Santo para  vencermos o pecado. Estando sempre em oração, leitura da Palavra de Deus e jejum, para que Ele nos mostre as mudanças que devemos fazer lutar contra o pecado.

"ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mateus 28:20)

Devemos entender que a luta contra o pecado não é vencida de uma hora para outra, mas é uma luta que exige uma continua vigilância na busca pela santidade em obediência a Deus. Devemos sempre buscar ajuda de pessoas cristãs, do mesmo sexo que o nosso, mais velhas e mais maduras espiritualmente para que nos ajudem em oração e nos aconselhem dentro da Palavra de Deus para crescermos na busca pela santidade.

"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9)

Você está pronto para, com a ajuda de Deus, começar o ano em busca da conversão total da sua vida para agradar a Ele?
Não deixe o Diabo te desanimar, em Cristo você é mais do que vencedor.

Grande  abraço a todos,
Gabriel Kaspchak
@irmaozinho_

Nenhum comentário:

Postar um comentário