sábado, 19 de maio de 2012

Vamos fazer a diferença? Contra a soberba


E ai, tudo na paz?

Podemos encontrar, diversas vezes na história, exemplos de preconceito entre pessoas ou grupos como, por exemplo, os nazistas que se achavam superiores aos judeus, chegando ao ponto de matar milhões deles; apartheid (regime de segregação racial contra os negros); organizações racistas como a Ku Klux Klan; e as lutas entre árabes e judeus. Esse preconceito começa com um sentimento de superioridade chamado soberba.



Definição: “Soberba é uma manifestação de orgulho, e de pretensão de superioridade sobre as outras pessoas...”

2 Timóteo 3:1-3: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes à pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,”

Tal sentimento pode originar atitudes que tenham consequências graves, como no exemplo dos nazistas os quais mataram muitas pessoas. A soberba é um sentimento o qual não podemos ter, pois:

·        Todos nós somos iguais para Deus:
Atos 10:34: "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;"
·         É um sentimento perigoso:
Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
·        É um sentimento que não vem de Deus:
1 João 2:16: “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”
·        Deus odeia este sentimento:
Provérbios 8:13: “O temor do Senhor é odiar o mal: a soberba, e a arrogância, e o mal caminho, e a boca perversa, eu os odeio.”

Nós como filhos de Deus devemos lutar para deixar que este sentimento domine a nossa mente, governando nossas atitudes. Peça ajuda a Deus e Ele estará te ajudando em todas essas situações.

Um grande abraço, que Deus te abençoe.
Gabriel Kaspchak
@irmaozinho_

Nenhum comentário:

Postar um comentário